Sobre nós

Sobre o site

O tombo.pt tem como objectivo principal simplificar e promover a pesquisa genealógica em Portugal. Este sítio é uma iniciativa particular do autor, João Ventura, que não tem nenhum vínculo nem recebe apoios ou informação privilegiada de nenhum dos Arquivos Portugueses. Para saber quando serão disponibilizados alguns livros, aconselha-se que entre em contacto com o Arquivo responsável por esse livro, através do link de informação respectivo. De igual modo, não temos nenhuma informação sobre o porquê de algum dos sites dos arquivos estar offline ou quando voltará a estar disponível.

Apesar da enorme quantidade de livros paroquiais e bases de dados disponíveis na Internet, estes recursos encontram-se espalhados em várias dezenas de sítios distintos, causando dificuldades aos iniciados em genealogia e agravado pelo facto de alguns livros se encontrarem em Arquivos fora do área do distrito respectivo. Antes deste sítio surgir, existia o etombo.com que foi a sua principal fonte de inspiração e o modelo a atingir. Infelizmente o etombo.com deixou de ser actualizado, acabando por se tornar numa sombra de si próprio, e motivando o desenvolvimento deste projecto.

Este sítio é de acesso gratuito, e nunca irá restringir o acesso à informação a subscritores. Existem, no entanto, despesas recorrentes ligadas à disponibilização do serviço (domínios, servidor, etc.), pelo que o sítio recorre a publicidade e a anúncios pagos para gerar rendimentos que permitam pelo menos cobrir estas e outras despesas.

O autor deste sítio não tem nenhum vínculo profissional com nenhum arquivo em Portugal, e por isso não consegue responder a perguntas sobre a disponibilização futura de livros paroquiais, nem ajudar em pesquisas genealógicas. Se necessitar de contactar o autor, coloque a sua questão na página do Facebook deste sítio. Aconselha-se também a consulta da Política de Privacidade.

Este sítio usa a Língua Portuguesa segundo as regras anteriores ao Acordo Ortográfico de 1990.

O autor espera que o tombo.pt lhe seja tão útil a si, nas suas investigações genealógicas, como é para ele. Apesar do autor desenvolver esforços para manter a informação actualizada é certo que alguns dados acabarão por ficar desactualizados. Agradece-se que nesse caso informe o autor na página do Facebook deste sítio.

Agradecimentos

Agradece-se também a todos os que contribuíram de uma ou outra forma para este projecto. Entre outros, Tiago Faro Pedroso (o autor do etombo.com), Rita Van Zeller (pelas macros e a valiosa informação disponibilizada no seu sítio), Manuela Alves (pela campanha de cartas ao director da DGLAB que desbloqueou uma avalanche de vários milhares de livros paroquiais), os administradores dos grupos que o autor frequenta no Google Groups e Facebook e a outros que por lapso me esqueci de referir. Por último e não menos importante um agradecimento especial aos anónimos sem o qual este sítio não faria qualquer sentido: aos funcionários dos Arquivos portugueses e aos voluntários da Sociedade Genealógica do Utah, um enorme obrigado pelos vários milhões de imagens disponibilizadas online e os desejos sinceros da continuação de um bom trabalho.